Pular para o conteúdo principal

Simples e iluminado. Salmos 119.130

A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices. Salmos 119.130




Você sabe o que é símplice?
Quem é o simples  a quem o salmista se refere?
Símplice é sinônimo de simples. Uma pessoa simples é uma pessoa sem instrução, ignorante, sem conhecimento e  sem sabedoria, inexperiente.

Ser simples é bom, perante Deus devemos nos achar simples, pois precisamos Dele para ser sábios, e só o seremos estando Nele.

É bom que reconheçamos nossa ignorância pois só os que se reconhecem assim podem perceber o quanto é importante a revelação e sabedoria da Palavra de Deus.



A luz é a Palavra de Deus, nossa ignorância é a escuridão. Precisamos da Sabedoria divina para saber como nos guiar pelo mundo corrompido em que  vivemos.

Todos somos insensatos, todos somos descuidados e imprudentes. O simples que o salmista se refere somos eu e você. Todos nós carecemos da luz, a diferença é que alguns se reconhecem como ignorantes e outros não. Uns são sábios aos seus próprios olhos. Uma pessoa sábia aos seus próprios olhos é um insensato, pois não consegue reconhecer que  carece da luz divina para poder ser sábio e que toda verdadeira prudência está contida em Deus, e fora Dele andamos na escuridão.

As Escrituras ensinam que os homens por natureza são cegos. Um cego não pode aproveitar os benefícios da luz. Ele está definitivamente em trevas. O cego precisa primeiro de cura para depois aproveitar a luz.

Deus, através do Espírito Santo cura o homem de sua cegueira, a cegueira espiritual que o  impede de crer em Cristo e na Bíblia Sagrada. Só um homem  crente pode ser verdadeiramente iluminado pela Palavra.

A luz é  um dom que vem do alto, engendrado e formado  pelo meio do Espírito Santo, nascendo na fonte inesgotável  da graça de Deus . A sabedoria (luz) é o  que conduz, inspira e assiste a Igreja de Deus sobre a terra.

Apenas um remido por Jesus pode perceber a qualidade da revelação, só um salvo pode receber os benefícios Luz da sabedoria divina.





O que é a sabedoria, o que é a prudência ? 


A  prudência está em identificarmos o mal e reagir a ele; Lutar contra o pecado e agradar a Deus.  Mostraremos nossa sabedoria no amor ao próximo, na fraternidade, na cortesia e no bom senso. No reconhecimento de nossas fraquezas, das nossas limitações e na gratidão ao Senhor pela  revelação bíblica que nos ensina tudo isso. A sabedoria é discernimento em vista do bem comum, especialmente para a direção espiritual, nos qual nos capacita a uma maior intimidade com nosso Deus.

A sabedoria divina é a luz que ilumina os salvos, transformando os simples em iluminados.



Comentários

Blog do Vitor pelo mundo- agora

Total de visualizações

Seguidores